Sobre a revisão 2021

2021 é um ano muito importante para o planejamento urbano da cidade de São Paulo. É em 2021 que iremos realizar ajustes no Plano Diretor Estratégico aprovado em 2014, buscando tornar mais efetivos seus instrumentos, que orientam a cidade para um futuro mais justo e equilibrado.

Os instrumentos que serão discutidos e aperfeiçoados em 2021 definem as regras para o uso e a ocupação dos espaços da cidade. O objetivo prioritário é incentivar mais moradias em áreas dotadas de boa infraestrutura e empregos, serviços e equipamentos públicos de qualidade em áreas mais afastadas do centro.

Importante destacar que, este ano, a revisão do Plano Diretor Estratégico será pontual. Isto é, serão propostos aperfeiçoamentos para pontos específicos da lei. A Administração Municipal não reescreverá um novo Plano Diretor, mas aprimorará seu texto, que pertence à Cidade.

São inquestionáveis as conquistas do atual plano: habitação de interesse social, cota de solidariedade, fachada ativa, eixos de estruturação da transformação urbana e função social da propriedade, entre outros instrumentos que vêm transformando a cidade nos últimos 7 anos.

A Prefeitura não pode definir o planejamento da cidade sozinha. A realização de um processo participativo amplo, democrático e transparente com toda a sociedade é essencial para que, ao final de todo o debate, a cidade tenha um Plano Diretor mais sintonizado com as necessidades e expectativas de todos os cidadãos.

Compartilhe essa ideia e participe!

Cronograma

{{ mes }}
{{ key + 1 }} {{ processo.nome }}
{{ etapa.nome.toUpperCase() }}
{{ etapa.subtitulo.toUpperCase() }}